Saiba o que é LSI e qual sua importância para o SEO

LSI, sigla para Latent Semantic Indexing, ou Indexação semântica latente em português.

Vamos explicar melhor: O conteúdo de uma página é rastreado por um mecanismo de busca. As palavras e frases mais comuns são recolhidos e identificado como as palavras-chave. O LSI procura por sinônimos relacionados entre este conteúdo e o título de sua página.

Por exemplo, se o título de sua página for “Receitas de Cachorro-quente”, o crawler espera encontrar palavras relacionadas a este assunto no conteúdo. Ou seja, “salsicha”, “molho”, “pão”, “mostarda” e “Tempo no fogo”.

O LSI surgiu quando as pessoas lotavam as tags keywords de palavras-chave, que por muitas vezes, não faziam referência ao conteúdo que o usuário iria encontrar em determinada página. Por isto, inventaram uma forma em que o crawler pudesse ler o título e fazer um cruzamento das informações atribuídas ao conteúdo, podendo então determinar a relevância e qualidade do conteúdo.

Quando LSI não é relevante

LSI não vai dar muito resultado se você possui um site com pouco texto ou pobre de conteúdo. Mas, para os proprietários de sites maiores ou blogueiros, este recurso é um ótimo aliado no ranqueamento de seu conteúdo.

Podemos dizer então que LSI é sinônimo de conteúdo de extrema qualidade, uma estrelinha dada para o pessoal da redação que escreveu um material muito qualificado.

Como Tornar-se amigo LSI

Indexação semântica latente não é ciência de foguetes, é simples bom senso. Aqui estão algumas orientações simples:

  • 1) Se o título da página é “aprender a jogar tênis”, certifique-se o artigo é sobre tênis.
  • 2) Não sobrecarregue o conteúdo com suas palavras-chave. Pode olhar como keyword stuffing e os mecanismos de busca podem penalizar você.
  • 3) Se você terceirizar o seu conteúdo, escolha uma fonte de qualidade.
  • 4) Confira no Google Webmaster Tools quais palavras-chave as suas páginas estão classificadas.

Indexação semântica latente não é um truque. Claro que você deve ter isso em mente ao adicionar um conteúdo em sua página, mas não é para ficar paranoico com isso! Basta você oferecer um conteúdo de qualidade e relevante a seus leitores para que você nunca tenha que se preocupar o LSI.

Compartilhe