O que é SEO?

O Que é SEO (Search Engine Optimization)?

Vivemos uma mudança significativa na maneira de como fazemos negócios. Com a transformação digital percebemos que as empresas cada vez mais, mudam suas estratégias de como se comunicam e de como vendem.

Uma parcela significativa das experiências online, começam na barra de pesquisa de um buscador. Então é muito fácil perceber, que quanto mais alto você esteja nesses resultados, maiores serão as chances de sucesso!

Mas então, o que é SEO?

A Wikipedia diz que é “o processo de afetar a visibilidade de um site ou uma página nos resultados não pagos dos motores de busca”.

Em outras palavras essa definição quer dizer, que SEO é o processo de otimização que seu site sofre, para que possa ser encontrado com maior preferência pelos mecanismos de busca.

Funciona mais ou menos assim: se você tem um artigo sobre como fazer um excelente bolo de baunilha, você quer que os motores de busca mostrem você como um dos melhores resultados para todos aqueles que buscarem pelo termo “bolo de baunilha”.

SEO é a mágica que você deve trabalhar para fazer com que os buscadores incluam seu artigo como um dos melhores resultados sempre que alguém buscar por aquela palavra-chave.

Todo esse processo gira em torno de três importantes agentes: o usuário: que realiza a pesquisa, você: fazendo bem a sua lição de casa, e os buscadores (sendo o Google, em 90% das vezes).

Então, se além de você nesse processo existem mais outros dois agentes, preocupe-se igualitariamente com os dois. Não se faz SEO apenas pensando em atingir o buscador, tão pouco em atingir somente o USUÁRIO.

Antigamente existia uma coisa conhecida como o cálculo do SEO perfeito. Era ligeiramente fácil! Você repetia a palavra-chave no título, na descrição, nas metas. Usava técnicas de destaque como negrito e itálico, trocava meia dúzia de links externos/internos e sua página como mágica, alcançava resultados excelentes no ranking. O conteúdo podia ser vago, mas se tinha a boa posição.

Com o passar do tempo, os buscadores perceberam que essas regras de otimização atrapalhavam muito a experiencia que era estabelecida com o usuário. E de lá para cá, muita coisa foi feita para combater essas praticas.

Esse blog aborda exatamente isso, essas novas técnicas e a nova maneira de se fazer SEO.

Compartilhe